sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Descubra como controlar o bruxismo

Do you want to share?

Do you like this story?

YOUR GOOGLE ADSENSE CODE HERE (300x250)
YOUR GOOGLE ADSENSE CODE HERE (300x250)
Já reparou que nas horas de muita raiva você range literalmente os dentes? À noite, os músculos da face também se contraem, o que pode causar danos a várias estruturas da boca. Isso porque a força desses movimentos chega a ser até dez vezes maior do que a usada para mastigar. Ainda bem que o problema pode ser controlado. Os cirurgiões-dentistas Dalton Ladeira e José Todescan Júnior, de São Paulo, explicam como.

O que é bruxismo? É o movimento involuntário dos músculos da mastigação, principalmente durante o sono. Quem tem esse distúrbio range e aperta os dentes inconscientemente. Esse atrito danifica primeiro o esmalte, tornando os dentes muito sensíveis. Nos casos mais graves, podem ocorrer problemas na gengiva e, consequentemente, a perda de dentes. O bruxismo também provoca a disfunção da articulação temporomandibular (ATM), uma desordem nos músculos que permitem abrir e fechar a boca.

Por que isso acontece? Algumas pessoas têm um mau posicionamento dos dentes e, quando as arcadas superior e inferior não se encaixam direito, a articulação fica sobrecarregada. Resultado: a musculatura do local acaba fazendo muita força para compensar o desalinhamento. Distúrbios emocionais, provocados por stress e tensão, também são gatilhos para o aparecimento do problema.

Quais os principais sintomas? A queixa mais comum é a dor na região da cabeça e do pescoço (e pode erradamente sugerir algum problema neurológico), além de zumbidos, dor de ouvido e estalos na articulação ao mastigar.

Como é feito o diagnóstico? O simples exame clínico na arcada dentária basta para detectar o distúrbio, mas alguns dentistas podem pedir polissonografias (exames que avaliam o paciente dormindo) para identificar o grau de bruxismo e orientar o tratamento.

Quais tratamentos são mais eficazes?
O especialista recomenda o uso de uma placa estabilizadora para relaxar a musculatura e proteger os dentes. Também podem fazer o desgaste de alguns dentes, impedindo que continuem se encostando uns nos outros. Outra medida é colocar um aparelho ortodôntico para alinhar os dentes na posição correta e corrigir a mordida. Mas, se a causa for emocional, um tratamento psicológico é fundamental para afastar o stress, a ansiedade e outros tipos de tensão que levam à contração dos músculos da face e podem agravar o quadro.

YOU MIGHT ALSO LIKE

0 comentários:

Postar um comentário

Advertisements

YOUR GOOGLE ADSENSE CODE HERE (300x250)

Advertisements

YOUR GOOGLE ADSENSE CODE HERE (300x250)