sábado, 7 de abril de 2012

Dicas para exercícios de hidroginástica

Do you want to share?

Do you like this story?

YOUR GOOGLE ADSENSE CODE HERE (300x250)
YOUR GOOGLE ADSENSE CODE HERE (300x250)
Você está procurando por um jeito para melhorar sua saúde cardiovascular que seja de baixo impacto? A hidroginástica irá aumentar sua flexibilidade, força muscular, e resistência sem forçar suas articulações. Como acontece com qualquer tipo de treinamento aeróbico, tente trabalhar dentro de sua meta de freqüência cardíaca por pelo menos 20 minutos para o máximo de benefícios cardiovasculares. Se a matemática não for seu forte, faça um simples teste enquanto se exercita. Se você puder cantar “A Bandeira Estrelada” sem perder uma batida, significa que você não está trabalhando tão duro como deveria.

Há uma ampla variedade de exercícios aquáticos para se escolher a partir de sua rotina aeróbica. Você pode caminhar, fazer jogging ou um treino forte. Ou tentar algo diferente na água, como kickboxing ou yoga. Equipamentos flutuantes que vão desde cinto de flutuação a kickboards, oferecem estabilidade extra. Equipamento de resistência, como luvas webbed e pés-de-pato, adicionam intensidade ao seu treino. Há mesmo esteiras, bicicletas ergométricas, remos e escadas deslizantes que foram concebidas para ser usadas debaixo d’água.

Exercícios na água são um pouco diferente de exercícios em terra. A água tem uma resistência maior que o ar. Isso torna o exercício na água mais difícil. Há algumas coisas que você precisa saber antes de se fazer exercícios de hidroginástica.

Flutuabilidade e arraste. Flutuabilidade e arraste são dois fatores importantes que determinam a intensidade do seu treino na água. Arraste é a resistência que você sente quando se move na água. Essa resistência ocorre porque a água é mais densa que o ar.

A resistência se refere à força da água que é exercida sobre seu corpo. Um exercício em águas rasas diminui o nível de flutuabilidade. Isso significa mais pressão em suas articulações e, claro, menos efeito de arraste. Exercícios em que a água é muito profunda, ou seja, acima do seu pescoço, aumenta sua flutuabilidade. Isso limita sua capacidade de se deslocar, portanto, diminui a intensidade do treino.

Comprimento de alavanca. O comprimento de seus braços e pernas enquanto executa um exercício irá determinar o grau de dificuldade que você enfrenta. O princípio básico é que o aumento do seu comprimento de alavanca aumenta seu esforço para vencer a resistência, ou arraste da água. Em termos simples, isto significa que um membro flexionado é mais fácil de se deslocar na água do que um membro esticado. Por exemplo, é mais difícil fazer uma seqüência de pernas do que um chute frontal de joelho levantado.
Direção da alavanca. A direção ao mover seus braços e pernas vai afetar a dificuldade do exercício. Para maximizar a intensidade do seu treinamento na água, mova seus braços e pernas em direções opostas enquanto se exercita. Isso se deve porque se mover em forma de tesoura, como se quando anda na água, cria duas forças de arraste opostas. Inversamente, movimentando os braços e as pernas na mesma direção vão diminuir a resistência que você experimenta.


Compreender esses princípios acima mencionados irá ajudá-lo a tirar o máximo proveito de seus exercícios de hidroginástica. Tal como qualquer treino, arrume tempo para se aquecer e descançar. E não se esqueça de se vestir confortavelmente. Coisas como usar um maiô inteiro, óculos, e sapatos especiais para água podem ser úteis na hora de se fazer um treino na água.

YOU MIGHT ALSO LIKE

0 comentários:

Postar um comentário

Advertisements

YOUR GOOGLE ADSENSE CODE HERE (300x250)

Advertisements

YOUR GOOGLE ADSENSE CODE HERE (300x250)