sábado, 7 de abril de 2012

Saúde Natural

Do you want to share?

Do you like this story?

YOUR GOOGLE ADSENSE CODE HERE (300x250)
YOUR GOOGLE ADSENSE CODE HERE (300x250)

A saúde é o estado natural, ou melhor, o estado “mais provável” em base à tendência da própria natureza do ser humano, como a de qualquer manifestação, ao equilíbrio, dentro de um sistema amplo de interação…

Isto equivale a um estado de equilíbrio em sua própria natureza e representa uma conseqüência própria da essência da vida: a tendência a diminuição de entropia, portanto de desordem, no sistema.

Natureza que tem que ser intuída em sua base de uma perspectiva unitária, não dual.

Equilíbrio considerado não como um estado de permanência, mas sim de contínua mutação em base à interação. Uma característica essencial desta natureza viva é a mudança.

A saúde – “bem-estar” implica um estado relacionado com:

- o grau de integridade da própria natureza, os seres “inteligentes” derivam para a estranha habilidade de romper seu estado natural com práticas comuns como os hábitos alimentares ou os pensamentos.
- os recursos que propiciam seu desenvolvimento em equilíbrio com o ambiente (mecanismos de defesa e adaptação)

- a vivencia mental dos sentidos e a criação dos “egos” distorcionantes
- a sensibilidade de cada qual na autopercepção e à percepção do ambiente, embora esta circunstância possa variar com o mesmo funcionamento dos sistemas e pode além de estar alterada por diferentes causas como a própria experiência, sociais, químicas (exemplo.: drogas…), ambientais, etc

Uma frase simples para resumir o estado de saúde: “recuperar a própria natureza: ser a nós mesmos em equilíbrio” desde todo ponto de vista (biológico, psíquico, relacional…).

A saúde representa um estado no que destaca a ausência de sinais de alarme: uma espécie de silêncio das funções orgânicas que possibilita a vida e seu desenvolvimento em um estado de bem-estar.

A saúde e a enfermidade são dois conceitos pertencentes aos pólos do mesmo contínuo que expressa uma forma de estar do ser humano. Desde seu início o homem sofre as alterações que se produzem no estado desejável para as pessoas de “bem-estar” e que constituem o extremo desse contínuo que ocuparia o conceito de enfermidade “o-não-estar-bem”

A Medicina Natural se apóia no conhecimento, respeito, harmonização, regulação e estímulo dos meios naturais que em cada indivíduo se dispõem para manter o estado de saúde ou recompor a saúde perdida. Manter, provocar ou regular as reações curativas naturais, aquelas que estão dispostas na natureza de cada sujeito, é portanto a orientação básica da Medicina Natural. Falamos sempre, portanto, de individualidades. Aquela velha norma de que “não há enfermidades, a não ser doentes…” faz-se necessária na medicina natural. A medicina natural é uma medicina da pessoa mais que uma medicina das enfermidades.


YOU MIGHT ALSO LIKE

0 comentários:

Postar um comentário

Advertisements

YOUR GOOGLE ADSENSE CODE HERE (300x250)

Advertisements

YOUR GOOGLE ADSENSE CODE HERE (300x250)